NOTÍCIAS
 
Papais Noéis aprendem lições de ecologia
27/11/2007

Papais Noéis aprendem lições de ecologia e dão exemplo
“Vocês nunca viram tanto velho junto!”, exclama bem-humorado um dos 58 Papais Noéis que veio a Gramado para o 3º Encontro Nacional. De fato, as expressões de adultos e crianças revelam o espanto com tantos “velhinhos” de barba, bota e roupa vermelha circulando por aí.

Mas não são quaisquer velhinhos, são os Bons Velhinhos, que animam o Natal em várias regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil. E o bom-humor daquele que passou fazendo piada de si mesmo – e do grupo todo! - vale para os demais.
Não é por nada que o adjetivo “bom” foi somado ao “velhinho”. Para ser Papai Noel, precisa ter disposição para acolher, ouvir e educar as crianças e até mesmo aos pais (ouvi isso de um Papai Noel...).
E eu acrescentaria ainda: é preciso ter resistência física! Pelo menos para encarar a programação do Encontro Brasileiro de Papais Noéis...

Meio ambiente
O objetivo do encontro é abastecer os Papais Noéis com informações que fazem parte do universo da criança. A temática deste ano está voltada para a ecologia.
Na tarde de sexta-feira, 16, os participantes viram as renas vivas, plantaram mudas de pinheiro alemão em frente ao Parque Aldeia do Papai Noel, depois fizeram um passeio inaugural pela nova área de preservação ecológica do parque.

Papai Noel também chora...
Entre subidas e descidas pelas passarelas, pontes e áreas verdes da Aldeia, Ivanir Ribeiro, de Gravataí/RS, Papai Noel há 42 anos, conta-me um fato de sua vivência incorporando São Nicolau. “Uma vez eu estava na rua, com umas 80 crianças ao meu redor. Num passo que eu dei, eu pisei no dedinho do pé de um menino. Olhei para ele, ele estava com os olhos lacrimejando. Aquilo me partiu o coração. Eu disse: 'doeu, né?'. Ele me respondeu: 'quando o Papai Noel pisa, não machuca'. Aí quem chorou foi o Papai Noel!”.

Outro Bom Velhinho, de Viamão/RS, Manoel Domingos Lopes, falou também de um episódio que marcou sua trajetória de 24 anos no ofício: “Uma criança me contou que não sabia que o Papai Noel existia, pois os pais dela nunca tinham falado sobre ele em casa”. Fernando Monteiro, de Porto Alegre/RS, discorreu sobre a diferença do Natal no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro – há oito anos ele trabalha em shoppings centers. “Aqui nós vivemos mais o Natal, o espírito natalino, talvez pela força da colonização alemã”, pressupõe.

É verdade que, entre um causo e outro que eles me contavam, eles tinham que dar uma paradinha para respirar! Mas não se entregavam, e logo preparavam o sorriso para receber as crianças que vinham ao seu encontro num abraço caloroso, tirando uma balinha do saco de presentes.

Quanto Papai Noel junto!

Certamente esse era o pensamento da criançada que esteve na Aldeia do Papai Noel durante o encontro. Os olhares e sorrisos revelavam isso. Eram mais de 50, mas nenhum tinha sossego
A todo instante eram abordados para fotos e abraços. O pequeno Rafael Schivitz Zago, de 8 anos de idade, veio de Porto Alegre/RS com o padrinho Mauro Zago e a filha dele, Bianca Zago.
Eles já conheciam o Natal Luz, mas ainda não tinham visto as renas vivas do parque nem tinham dado a sorte de cruzar com todo esse exército de Bons Velhinhos nas outras oportunidades em que estiveram aqui.
Perguntei ao garoto se ele tinha feito pedidos... “Pedi um violão! Meu primo toca e eu gosto de tocar também”, revelou, depois que conseguiu deixar a timidez um pouco de lado. O trio deixou a presença registrada na seção Você na GramadoSite.

Fonte: www.gramadosite.com.br




Outras notícias
03/08/2010 - ENCONTRO DE PAPAIS NOÉIS GRAMADO
07/11/2009 - Papais e Mamães Noéis....
06/11/2009 - GRAMADO É A FILIAL BRASILEIRA DA LAPÔNIA
20/12/2007 - Entrevista com Papai Noel Vasques
05/12/2007 - Papai Noel Vasques participa do Clube Feliz Idade em Guaramirim
05/12/2007 - Papai Noel encanta mais de 200 crianças no Vieirense
27/11/2007 - Meio ambiente foi tema do 3º Encontro de Papais Noéis de Gramado (RS)
27/11/2007 - Não basta apenas saber fazer ho,ho,ho
27/11/2007 - Bancário vira Papai Noel há 20 anos em SC
24/11/2007 - Encontro de Papais Noéis tem avaliação positiva
21/11/2007 - Papais Noéis invadem Guaramirim
19/11/2007 - Meio Ambiente é tema do III Encontro dos Papais Noéis
08/11/2007 - Instituto Papai Noel Vasques promove pedágio
28/12/2005 - Voluntários de Guaramirim e região adoram o Natal
16/12/2005 - O Bom Velhinho de Guaramirim