NOTÍCIAS
 
O Bom Velhinho de Guaramirim
16/12/2005

Clique para ampliar A comunidade de Guaramirim já está acostumada com o gesto solidário da família Vasques, que há treze anos retornou a cidade, onde em todos os natais tem o comprometimento de alegrar e trazer esperança ao povo de Guaramirim e região.

O Papai Noel Vasques, figura conhecida por onde passa, exibe sua barba natural de 68 cm e desperta a curiosidade das crianças.
Protagonizado por Alencar Manoel Vasques, natural de Florianópolis, bancário, casado com Maria Dombrowicz Vasques, natural de Guaramirim, seus filhos Djonattan Alencar Vasques e Djeniffer Dombrowicz Vasques, ambos naturais de Jaraguá do Sul.

O trabalho de alegrar os munícipes todo o final de ano, é uma tradição da família Vasques, onde Alencar Manoel Vasques com sua esposa e seus filhos vestem-se a caráter compartilhando das tarefas e “ajudando” na pesada atribuição de levar os presentes, organizando os eventos, fomentando o mundo da fantasia e contagiando com o espírito do Natal todos que encontram pelo caminho.

Vasques conta que não é só na época do natal que a família ajuda a comunidade, e sim o ano inteiro, sem esperar recompensa pelo trabalho voluntário e filantrópico. – Nos comovemos muito com este trabalho, as reações das crianças são as mais inusitadas possíveis, é preciso controlar as emoções para não cair no choro junto com a criançada.
Admito que por várias vezes derrubo algumas lágrimas, mas tenho que recompor, pois Papai Noel é sinônimo de alegria.
O contato com as crianças é muito interessante, cada uma tem uma reação diferente, e o medo é vencido pela curiosidade. Até os adultos vem fazer pedidos e ficam super emocionados. Vasques admite que a vida de Papai Noel não fácil, mas é extremamente gratificante.

No mês de novembro começam os eventos prestigiados pelo Papai Noel Vasques, onde as crianças são o principal foco da solidariedade, e aprendem que o Papai Noel simboliza o nascimento do menino Jesus. Todos são sempre bem recebidos pelo papai Noel, as crianças conversam e questionam sobre o verdadeiro significado do natal.
Vasques comenta que sempre no inicio de cada evento faz questão de fazer-se uma oração, e opta pelo Pai Nosso por ser a oração mais aceita na grande maioria dos lares, mesmo entre as diferentes religiões.

Vasques afirma: Papai Noel existe, não é aquele meramente comercial, mas aquele que é o presente divino, que vem anunciando o nascimento do menino Jesus.

A herança desta tradição da família Vasques vem desde de pequeno. Com sua família em Florianópolis e seu pai Manoel Serapião Vasques, sendo ex combatente da Segunda Guerra Mudial, sempre relatou sobre a triste história de seu Natal durante a Guerra na Itália, não havia energia elétrica, devido ao black out, e a noite fora passada sob fogo inimigo
. Foram os piores dias de sua vida. Muitos inocentes foram mortos, principalmente crianças e idosos. Devido a essa impotência de salvar as crianças na Guerra, a família Vasques sempre se despôs a ajudar as famílias necessitadas, para que de alguma forma possam ajudar a construir um mundo mais justo e fraterno.

Papai Noel que se preze recebe cartas, e com esse não poderia ser diferente. O Papai Noel Vasques recebe cartas do Brasil inteiro, e também do exterior, pois possui um site onde também recebe vários e-mails da criançada.

Tanto por carta e por e-mail a criançada envia as mais inusitadas mensagens e pedidos. Para os internautas que queriram visitar a página do Papai Noel Vasques, o endereço é www.papainoelvasques.com.br.

Dezembro de 2005




Outras notícias
03/08/2010 - ENCONTRO DE PAPAIS NOÉIS GRAMADO
07/11/2009 - Papais e Mamães Noéis....
06/11/2009 - GRAMADO É A FILIAL BRASILEIRA DA LAPÔNIA
20/12/2007 - Entrevista com Papai Noel Vasques
05/12/2007 - Papai Noel Vasques participa do Clube Feliz Idade em Guaramirim
05/12/2007 - Papai Noel encanta mais de 200 crianças no Vieirense
27/11/2007 - Papais Noéis aprendem lições de ecologia
27/11/2007 - Meio ambiente foi tema do 3º Encontro de Papais Noéis de Gramado (RS)
27/11/2007 - Não basta apenas saber fazer ho,ho,ho
27/11/2007 - Bancário vira Papai Noel há 20 anos em SC
24/11/2007 - Encontro de Papais Noéis tem avaliação positiva
21/11/2007 - Papais Noéis invadem Guaramirim
19/11/2007 - Meio Ambiente é tema do III Encontro dos Papais Noéis
08/11/2007 - Instituto Papai Noel Vasques promove pedágio
28/12/2005 - Voluntários de Guaramirim e região adoram o Natal