NOTÍCIAS
 
Entrevista com Papai Noel Vasques
20/12/2007

Clique para ampliar O Regional - 20/12/2007

Na última edição do ano do "O Regional", resolvemos entrevistar alguém muito especial, alguém que leva alegria e energia positiva às pessoas todos os anos. Que bom seria se todos tivessem os mesmos ideais e virtudes desse bom velhinho, que é o ícone do Natal. Confira, então, a entrevista feita com o Papai Noel Vasques, de Guaramirim, que está novamente na companhia de sua simpática e prestativa esposa, a Mamãe Noel.


É difícil ser Papai Noel na atualidade?

Papai Noel – A vida de Papai Noel é bastante difícil. Todo mundo acha que ser Papai Noel é só sair por aí fazendo "ho-ho-ho" e jogando balinha, mas isso é um engano. Para o Papai Noel que se preza e que tem uma dignidade e uma moral incorporada, é muito difícil, porque o papai Noel encontra muitas barreiras. Às vezes, o Papai Noel não tem as condições necessárias para fazer as pessoas felizes. A maior felicidade do Papai Noel é fazer as pessoas felizes, tornar as pessoas felizes. As pessoas pensam: "o que importa é eu ser feliz, o resto é o resto". Esse é o sentimento que a maior parte das pessoas tem, e a gente não pode ser assim. O Papai Noel pode estar com muitos problemas, mas ele tem que transmitir felicidade, segurança e harmonia para as pessoas. Deve deixar o espírito natalino entrar no coração da pessoas.


E o dia-a-dia do papai Noel é cansativo?

Papai Noel – Ah é um dia-a-dia difícil, pois o Papai Noel é o cérebro de tudo. Ele que tem que acompanhar todos os momentos e auxiliar as pessoas que estão ao seu lado. O defeito do Papai Noel é que ele quer ser perfeito. O Papai Noel tem que demonstrar para as pessoas e mostrar para ele mesmo que ele é uma pessoa digna. E também ser Papai Noel não é só no fim de ano, é durante os 12 meses.


Qual é a sensação em tornar as crianças felizes?

Papai Noel – É muito boa a sensação quando o Papai Noel vê crianças carente em algum lugar, todas esperando que o Papai Noel transmita coisas boas. E a melhor coisa é quando você tem a possibilidade de presentear aquelas crianças.


O que deixa o Papai Noel chateado?

Papai Noel – A maneira como certas pessoas tratam o Papai Noel. São pessoas muito frias, até com seus próprios filhos. Outra coisa que também deixa o Papai Noel chateado é não ter condições de fazer algumas coisas. Há a necessidade de mais ajuda para o Papai Noel, principalmente por parte dos governantes. É a festa mais linda do ano, o nascimento de Jesus Cristo, e às vezes as pessoas não investem nisso.


E o que deixa o Papai Noel feliz?

É chegar em algum lugar e ver aquela criançada cantando e aguardando o Papai Noel, como foi a festa da APAE de Jaraguá do Sul. A garra, a energia e a emoção que as crianças, os professores e os pais demonstraram fizeram o Papai Noel ficar ainda mais feliz. Então, o que me deixa mais feliz é o carinho e o calor humano que as pessoas repassam.


Qual é a melhor parte do trabalho do Papai Noel?

É poder transmitir segurança, aconselhar e dar carinho para as pessoas. É gratificante depois as virem atrás do Papai Noel e relatarem que estão felizes. Assa é a maior felicidade, as pessoas virem agradecer o Papai Noel.


Você acha que o espírito natalino pode estar se acabando?

Se continuasse como estava até pouco tempo atrás, acho que o espírito natalino poderia se acabar, sim! O povo estava muito frio. Porém, com esses momentos, como I Encontro Estadual de Papais Noéis, está crescendo o espírito natalino novamente. A cada ano, as coisas estão se fortalecendo mais e as pessoas estão se conscientizando um pouco mais. E nós temos que trabalhar em cima disso para que o espírito natalino não morra. Eu estou na Casa do Papai Noel desde o dia 24. Isso é inédito na nossa região, a Casa não fecha nem para o almoço. Durante a semana, com exceção de segunda-feira, ela é aberta das 9 horas da manhã até às 10 da noite. Também estou passeando de trenó com a garotada, nunca vi tanta gente andando de trenó. As crianças de todos os colégios passearam nele neste ano. São com essas ações que podemos deixar o espírito natalino mais presente e impedir que ele morra.





Outras notícias
03/08/2010 - ENCONTRO DE PAPAIS NOÉIS GRAMADO
07/11/2009 - Papais e Mamães Noéis....
06/11/2009 - GRAMADO É A FILIAL BRASILEIRA DA LAPÔNIA
05/12/2007 - Papai Noel Vasques participa do Clube Feliz Idade em Guaramirim
05/12/2007 - Papai Noel encanta mais de 200 crianças no Vieirense
27/11/2007 - Papais Noéis aprendem lições de ecologia
27/11/2007 - Meio ambiente foi tema do 3º Encontro de Papais Noéis de Gramado (RS)
27/11/2007 - Não basta apenas saber fazer ho,ho,ho
27/11/2007 - Bancário vira Papai Noel há 20 anos em SC
24/11/2007 - Encontro de Papais Noéis tem avaliação positiva
21/11/2007 - Papais Noéis invadem Guaramirim
19/11/2007 - Meio Ambiente é tema do III Encontro dos Papais Noéis
08/11/2007 - Instituto Papai Noel Vasques promove pedágio
28/12/2005 - Voluntários de Guaramirim e região adoram o Natal
16/12/2005 - O Bom Velhinho de Guaramirim